segunda-feira, 2 de maio de 2011

Necessidade principal

"Nossa principal necessidade na vida é alguém que
nos faça fazer o que podemos".

Ralph Waldo Emerson
...

Meio milhão de anos depois, volto a escrever no blog. Demorei, mas há justificativa.

Quando esse espaço foi criado, tinha um objetivo nada nobre (meio-nobre, na verdade), mas interessante. [Quem leu desde o início, sabe do que falo]. Cumprida sua meta, apresentou poucos ensejos a novos posts. Isso mudou nesse sábado.

...

Digo que causa-efeito é um axioma tão presente que nos passa desapercebido. Quem afinal mensura a consequência do que pensa? E como se faz isso?

Toda-ação-conduz-inevitavelmente-a-seus-resultados, mas... que é isso afinal?

"Resultados" é plural. Portanto, são muitos. Mas uma única ação não é capaz de ser a causadora de tudo o mais que virá. As ações posteriores dependem da primeira, mas não são perpetuamente escravas da que a antecederam. Uma outra ação pode mudar o curso de todo o caminho. Nova ação, novos resultados; e, se não medimos a ação anterior, mediremos a ação nova?

Por detrás das ações há um procedimento particular nas decisões que tomamos. Isso é nosso comportamento. Decidindo sempre do mesmo modo teremos sempre resultados iguais. O segredo é o comportamento em relação as situações.

Ter opções é imprescindível para que se possa escolher. Buscar essas opções (comportamento) é começar a compreender até mesmo as opções de que já dispomos. Vá lá que o pássaro que temos na mão seja o melhor...

...

Quando olhamos com olhos de ver, vemos. Um dia me convidei a ver com esses olhos. As coisas parecem mudar, não é? E, nesse sábado, uma coisa mudou. E coisa intensa, sabes?

Ralph Waldo Emerson tem toda a razão quando diz que "Nossa principal necessidade na vida é alguém que nos faça fazer o que podemos".

...

Sinta o convite bem-vindo de poder escolher dizer a verdade verdadeira e real.

É incabível n'uma explicação o sabor de se poder escolher ser o que se é e sê-lo.


...
Post Scriptum:
[Uma imagem/situação vista/vivida há pouco me forçou a escrever que existe diferença entre despeito e coragem. Coragem é escolher mudar e fazê-lo (não brigar mais, amar verdadeiramente, prometer e cumprir...), enquanto despeito é dizer, mas nunca ter escolhido mudar. Vir, ameaçar, impôr. Vês? Tu vês?]

Nenhum comentário: