sábado, 9 de fevereiro de 2008

Atavismo

Nós crescemos com atavismos, não é?

Sabes, sempre tive dificuldade para entender o que é atavismo. Escutava em palestras, escutava pessoas conversando e usando esse vocábulo. Só tinha certeza de uma coisa: não era algo bom.

Com o passar do tempo comecei a acreditar que sabia o que era atavismo. “É aquele algo que insistimos em fazer mesmo sem saber o porquê.”

Hoje, sábado, 09 de fevereiro de 2008, 18h20min, acabo de compreender o que quer dizer atavismo. Atavismo sou eu. Eu sou todo um atavismo.

Atavismo (pelo dicionário) quer dizer “semelhança com os avós”. O uso figurado nos põe a usar esse vocábulo com aquele sentido mesmo, dito acima: algo que insistimos em fazer mesmo sem saber o porquê.

Insisto em ser eu mesmo. Insisto sem saber o porquê. Sou todo um atavismo.

Atavismo, hoje, é algo mais pra mim. Atavismo é também fazer algo se sabendo o porquê, mas esse porquê é algo duvidoso.

Eu. Um atavismo todinho.

...

Todo o erro merece reparo. Todo o erro merece reeducação. Todo o erro merece ser deixado de lado.

Quem cometeu o erro deve ser castigado? E qual deve ser o castigo?

Um comentário:

http://graceolsson.com/blog disse...

~qUERIDO

Nunca deixe de ser você;
Nunca deixe que as pessoas mudem a visão que você tem do mundo.
Seja vc sempre. Nem que para isso tenhas que virar as costas a quem não acredita em ti.
Dias felizes


Te encontrei a Lizzie


OLha, nem todo jovem da sua idade tema consciência que vc tem em parar para se questionar. Vc é um privilegiado. Por isso, levanta a cabecinha, respire e fundo e olhe o sol esta manhã e pode DIZER: EU SOU MAIS EU.

BEIJOCAS


grace olsson]www.eueorenascerdascinzas.blogspot.com