domingo, 23 de março de 2008

Umbigocentrismo

O neutrônio é um elemento atômico diferente. A diferença é que ele tem apenas nêutrons em seu núcleo. É conhecido como “elemento zero” e é tão pesado que só pode existir no núcleo de estrelas de nêutrons.

...

Há ocasiões em que não estamos preocupados com o longe e muito menos com o perto. Observe que há pessoas (quem sab'eu seja uma delas, não?) que não estão preocupadas com o próximo. Há inclusive uma declaração oficial e “comprovada” de que estão preocupadas com o próximo. Exemplo (veja que, em minha vida, há isso também): “Sou trabalhador voluntário. Preocupo-me com o próximo”. Que tal uma análise aqui? Vamos lá, então:
  1. Sou trabalhador voluntário e me preocupo com o próximo. Ótimo. Pena que essa preocupação é apenas uma vez por periódo...

  2. E onde está o próximo de longo prazo? Digo, essa mesma pessoa atingida por nossa preocupação com o próximo, mas que está no futuro? A quem eu realmente quero ajudar? Como ela estará?

  3. E como estão os próximos dentro de meu cesto?

O que estou dizendo (que não é nenhum mistério) pode ser divido em: pessoas do meu circulo direto (filhos, irmãos, pais, amigos...); pessoas do circulo atingido por meu trabalho voluntário no momento de meu trabalho voluntário; pessoas do circulo atingido por meu trabalho voluntário fora do momento de meu trabalho voluntário.

Com as primeiras, não estou preocupado. Façam o que façam, que se danem. Danem-se os detalhes. Sou um trator.

Com as segundas, sou amável (é mais fácil amar o próximo que está próximo apenas umas vez por periódo).

Com as terceiras (ou seja, as segundas, mas em outro tempo), sou outro trator. Danem-se com o que quer que estejam fazendo. Danem-se nos outros 98,81% de seu tempo no qual não estou com eles. Não quero saber dos resultados de meu trabalho.

...

“Neutrônios”. Tanta força gravitacional dentro de suas próprias mentes que tudo de bom que podem realmente dar é atraído para o vazio que é a órbita de seus eus.

Sabe o que é bom disso? É o salto epstemológico (Salto Epstemológico® by Paulo Freire). Dentr'um tempo, serão o bem maior onde estiverem.

Um comentário:

Carla M. disse...

muito bom!!!

é impressionante como coerência passa longe da vida prática da maior parte das pessoas...

não estou dizendo que devemos eliminar a contradição, ela faz bem, faz a gente refletir. Mas é preciso refletir, buscando coerência.